sábado, 2 de novembro de 2013

- "Horário de inverno"




Como todos sabemos e aprendemos em geografia há uns mil anos atrás, o globo é dividido em meridianos (lembra?????), que são aquelas linhas “verticais” dos mapas. Sem me aprofundar muito no assunto, basicamente os meridianos marcam as longitudes da terra e são usadas para mapear o planeta e portanto, usados como localizadores. Estas linhas são medidos em grau e cada uma equivale a 1 hora e blá, blá, blá…

Tudo isso apenas para falar que agora “euzinha” e "maridão" estamos no Pacific Time Zone (PTZ) também chamado de Pacific Standard Time (PST). Isso quer dizer que a hora (aquela do relógio) aqui em Vancouver oficialmente é UTC-8, ou seja, 8 horas a menos (mais cedo) em relação a Greenwich. Já no Brasil a hora é UTC-4, e isso quer dizer 4 horas a menos que o mesmo Greenwich. Geografia à parte, a diferença entre Vancouver e o Brasília é de apenas 4 horas.

Mas … como os países possuem uma coisa chamada governo, toda esta explicação fica de lado. Ambos alteram forçadamente a hora dos países de acordo com a conveniência de cada um e agora, durante o outono e o inverno, ficamos com uma diferença total de 6 horas.

Neste final de semana dos dias 02 e 03 de novembro ajustamos nosso relógio em 1 hora mais cedo para nos adequarmos ao “horário de inverno”. Como o Brasil está em “horário de verão” e avançou 1 hora, nossa diferença está maior em 2 horas.

Bom, então se você leitor quiser falar com a gente deste lado por telefone, não esqueça de checar o relógio aí do lado e ligar durante o dia, ok?! Nada de telefonemas durante a madrugada!!!

Ah! Mais uma informação que não custa lembrar. Não esqueça que há diferença de hora entre as províncias do Canadá. Então este relógio aí do lado é só para Vancouver ok?!

Se quiser saber os horários daqui deste país, clique aqui (Canada time zone)
Se quiser sobre os horários do mundo, clique aqui (world time zone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário