segunda-feira, 14 de outubro de 2013

- Happy Thanksgiving





Happy Thanksgiving!!!! Feliz dia de Ação de Graças!!!!


O Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) é uma data conhecida pelos brasileiros através dos filmes e seriados de TV americano, tirando isso, não há nenhuma ligação direta com esta comemoração.

Mas diferentemente do Brasil onde é um dia sem grandes significados, por aqui é um dos feriados mais conhecido e celebrado. Em geral, é marcado por reuniões familiares acompanhas por uma ceia farta e momentos de reflexão.

O Thanksgiving é uma traditional celebração tipicamente norte-americana. Nesta data, todos dedicam o dia para agradecer as oportunidades, conquistas e todas as coisas boas recebidas durante o ano. A data é popular pelo país inteiro, sobretudo porque não está diretamente associado a uma religião, assim, qualquer pessoa pode aderir facilmente o costume canadense sem preocupações ou preconceitos.

Apesar desta tradição ser comemorada no Canadá e nos EUA, a data e o seu respectivo significado é diferente entre os países vizinhos.

No Canadá, este feriado é comemorado na segunda-feira da segunda semana de outubro, em agradecimento simbólico à época de colheita. Nos EUA, o feriado acontece na quarta semana de novembro para lembrar a vinda dos colonizadores e o estabelecimento do Novo Mundo no continente. A temporada de colheita chega mais cedo no Canadá, que está geograficamente localizado mais ao norte, por isso a diferença nas datas.

A primeira ceia de Ação de Graças canadense foi organizada pelo explorador Inglês Martin Frobisher em 1578, quando fez uma celebração formal em agradecimento por ter sobrevivido a longa jornada de chegada à América do Norte, na região que hoje é chamada de Newfoundland. Na mesma época, colonizadores franceses também estavam oferecendo banquetes de agradecimento em outras partes do país. À medida em que outros colonizadores foram chegando, eles deram continuidade à prática.

Diferente do que a maioria das pessoas imaginam, a origem do Thanksgiving no Canadá está mais relacionado às tradições europeias do que às festas americanas. Antes mesmo dos europeus se estabeleceram na América do Norte, eles já tinham o costume de comemorar no outono o período de colheita antecedente ao inverno. Assim, tanto o tipo de alimento como a maneira de comemorar são semelhante aos Europeus.

Os pratos preferidos e mais conhecidos são listados como o "famoso" peru, torta de abóbora (e várias outras coisas de abóbora), molho de cramberries, couve de Bruxelas e milho (e várias outras coisas de milho, mas nada de pamonha brasileira rssssss). Os tipos de pratos seguem até hoje os costumes dos colonizadores, ou seja, acompanham pura e simplesmente a sazonalidade da agricultura. Na época da colonização, eram estes os tipos de alimentos cultivados e colhidos no outono antes do rigoroso inverno chegar. O peru era uma ave silvestre caçada, e não criada. Como as ceias comportavam grandes reuniões familiares, os colonizadores procuravam caçar uma ave de grande porte e que poderia ser suficiente para alimentar muitas pessoas. Neste quesito, o peru atendia muito bem as necessidades de época tanto no tamanho como na presença nas florestas próximas.

Até hoje o feriado é celebrado como um tradicional momento familiar e muito semelhante ao natal brasileiro, exceto pela ausência dos presentes.

No nosso caso, apesar de termos recebidos alguns convites de vizinhos e pessoas próximas, optamos por ficar em casa e descansar. Fizemos nosso próprio Thanksgiving à moda brasileira. Quem sabe um dia não comemoramos igual aos canadenses com direito a peru e tudo mais?!




Nenhum comentário:

Postar um comentário