terça-feira, 11 de junho de 2013

- Clima e Temperatura em Vancouver





Dizem que "Deus é brasileiro". A respeito desta fase eu pensava: "Deus até pode ser brasileiro, mas São Pedro certamente não". Sempre tive a egocêntrica idéia de achar que o mal tempo às vésperas de feriado e final de semana era perseguição. Eu até achava que o "pé frio da família" era meu pai, pois bastava ele dizer que ia para a praia e pronto, um monte de nuvens aparecia sobre nossas cabeças. Eu brincava dizendo que ele nunca tinha visto um céu azul sobre o mar.

Claro que isso é uma forma de me expressar e sabia que a posição geográfica de São Paulo favorecia a instabilidade do tempo. Eu só não entendia o porquê desta instabilidade dar preferência aos dias de descanso (???), mas tudo bem.

Toda este texto de enrolação para eu comunicar que São Pedro é contra os dias de descanso em qualquer parte do mundo!!!! Em dois meses de Canadá vi apenas um final de semana com céu azul. Eu achei que era da época, mas o Maurício me disse que em 6 meses de vivência canadense, também passou por raros dias de descanso com sol. Basta chegar sexta feira que o tempo se fecha e ao final do domingo as nuvens começam a ir embora!

Eu já sabia que a região que estamos não é das mais ensolaradas, pelo contrário. Mas posso afirmar que já passei vários dias de sol por aqui, mas a maioria em dias úteis.

Agora fiquei mais preocupada, pois não sei se o problema de São Pedro é com o lazer das pessoas ou comigo.  Vai entender!!! Como o Maurício diz, o segredo é aprender a conviver com a chuva mesmo e encarar isso de frente.



TEMPERATURA EM VANCOUVER (E COQUITLAM)


A região metropolitana de Vancouver tem um clima temperado marítimo, desfrutando de temperaturas amenas com verões mais secos e quentes, e invernos suaves e úmidos. A precipitação é relativamente forte, sobretudo em Coquitlam (cidade que estamos), devido a proximidade às encostas das montanhas. 


A região de Vancouver está localizado na região mais quente (???) do Canadá, onde a média da temperatura anual é de 10°C (50°F). As temperaturas são “quentes” (padrão canadense) durante os meses de verão com uma temperatura média de 22°C (72°F) durante o dia e 13°C (55°F) à noite. No inverno a media é de 6°C (43°F) durante o dia e 1°C (34°F) durante a noite. Este clima relativamente ameno (para os canadenses), é causada pela corrente de ar quente do Alaska (vai entender!) e pela presença de muitas cadeias montanhosas que impedem que o ar frio ártico do resto do Canadá chegue ao canto sudoeste da província de British Columbia. Mas ainda assim não se deve subestimar os períodos de frios, pois temperaturas negativas não são raras apesar de quase não aparecer nas estatísticas, assim como a neve.






 AS ESTAÇÕES DO ANO


As estações do ano são muito bem definidas na região de Vancouver, ou seja, o inverno é frio, o verão é quente, a primavera e outono são amenos. Meio óbvio né? Mas bem diferente da maior parte do Brasil que tem a estação quente e muito quente (excluindo Sul e São Paulo). Cabe a nós entendermos as características de cada uma destas estações e usufruirmos de seus benefícios ao máximo, sobretudo os períodos de sol. Para deixar bem claro, o "quente" ao qual me refiro no verão é pelo parâmetro canadense.
Por aqui, dias com mais de 18°C já é suficiente para a galera colocar shorts e chinelo! Mas não tenha dúvida de que cada uma das estações tem sua graça. Como a maioria das pessoas no Brasil, eu pensava em Canadá e já associava o frio. Mas agora que conheci a primavera fiquei encantadíssima. Não há muito como descrever a paisagem urbana misturada à paisagem natural. Árvores e flores por toda a parte e rodeadas por gramados verdinhos e perfeitos. 


AS FAMOSAS CHUVAS


O fato das estações do ano serem bem definidas não elimina as instabilidades do tempo (chuvas) consequentes da presença das montanhas na região e proximidade do mar. Os períodos são mais chuvoso no outono e inverno, com média de 280mm, e o verão é geralmente ensolarado, com precipitação mínima de 66mm. Embora as temperaturas amenas favoreçam a chuva durante os meses de inverno, ocasionalmente pode haver neve com baixa elevação.

Para quem pensa em imigrar ou apenas visitar a região de Vancouver, pode-se preparar  para andar debaixo de chuva, pois isso é extremamente comum. Não necessariamente acontece ao longo do dia todo, mas é difícil passar um dia sem que nenhuma tenha molhado o chão. Não se vê por aqui aquelas tempestades de verão igual acontece em São Paulo com raios e trovões, mas como o Mauricio diz, o tempo é "muito louco" (se referindo à instabilidade). De manhã você olha para o céu cinza e pensa que vai chover o dia todo, mas depois de 20 minutos você olha novamente para o céu e já está azul. O Mauricio até brinca dizendo que quando uma fresta de sol aparece, tem que sair correndo para fazer tudo o que é de rua de uma vez só: passeia com a cachorra + vai no mercado + anda de bike + vai no correio + passeia com a cachorra outra vez + vai no mercado outra vez + anda de bike outra vez + vai no correio outra vez, porque não se sabe que horas a chuva vai parar (outra vez) depois que voltar a cair.

Aliás, diferentemente das outras regiões do Canadá, se tem uma coisa que não dá para confiar por aqui em Vancouver é a previsão do tempo. Tenho no meu celular 5 programas de "forecast" e as informações entre eles quase nunca são compatíveis. Já ouvi falar que temos que aprender a analisar a montanha (???). Deve ser algo tipo aquela história de pescador que olha para o mar e diz se vai chover ou não. Mas como não tenho este espírito de índio (ou pescador), na dúvida sempre levo casaco e guarda-chuva na bolsa, e provavelmente usarei os dois em algum momento do dia. Para nós que viemos de São Paulo isso não é nenhuma novidade!! 


A NEVE


Contrariando a imaginação da maioria dos brasileiros, Vancouver não é uma cidade que fica ocupada pela neve. Aquelas imagens de cidades debaixo de "tapetes brancos", com escavadeiras limpando as ruas não faz parte da rotina no inverno de Vancouver. Já houve dias de neve de alta elevação, mas acredite, é difícil de acontecer. A neve até chega a cair, mas não raramente acumula ao ponto de criar montanhas de puro gelo. 

Para conviver com os "famosos flocos brancos" basta ir às montanhas no entorno da cidade. A mais conhecida é Grouse Mountain onde é possível esquiar durante o dia e durante a noite. Do topo da montanha se vê Vancouver por um ângulo de tirar o fôlego. 



Ao escrever um comentário, por favor, indique um email de contato (que não será divulgado publicamente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário