quinta-feira, 16 de maio de 2013

- A vida canadense começou, e agora???





Se eu tivesse que traduzir o que temos passado como imigrante em uma única palavra, certamente seria ADAPTAÇÃO.


Ok, ok, ok, eu sei que estou falando um conceito meio óbvio, mas por mais que você saiba disso antes de chegar em um outro país, o processo de adaptação é algo mais forte do que se pode prever.

Tenho a sensação de que voltei a ser criança e tenho que aprender tudo novamente. O único problema é que eu levei 32 anos para conhecer o que sei hoje. Claro que isso é muito pouco frente ao que ainda passarei na vida, mas quando tem que reaprender quase tudo novamente, parece até que eu sabia demais!!!

Além de toda a questão cultural, várias coisas extremamente básicas viraram enormes enigmas. Ultimamente minha vida se tornou uma gigante interrogação e a única expressão impressa no meu rosto é a famosa "cara de paisagem".

O dia a dia ficou complexo e as atividades que antes eram automáticas agora precisam ser pensadas. Ir ao supermercado, ao correio, ao banco, à biblioteca, andar de ônibus, etc, etc e etc, tudo novo e diferente. Já percebi que terei que juntar muitas peças para fazer este quebra-cabeça canadense funcionar, ou senão, será a minha cabeça que vai parar!!!

Por isso, espero que nos próximos posts eu comece a relatar algumas das experiências que estamos passando por aqui, mesmo as mais bobas. 

Até agora escrevi neste blog sobre o nosso plano de imigração e a fase final do processo, ou seja, dos nossos preparativos para vir ao Canadá, onde estamos neste momento. Agora que esta etapa de imigração acabou, já consigo enxergar de forma mais clara o que passamos. Hoje eu faço uma comparação do processo com uma festa de casamento. Quando um casal decide casar e fazer uma cerimônia tradicional, os noivos ficam por um tempo correndo atrás dos preparativos da festa, da lua de mel e da nova moradia. Isso demanda muita dedicação e meses (às vezes anos) em cima de planejamentos e da construção de sonhos e expectativas. Ao fim deste período encantador de festa, viagem e mudança de casa, vem a realidade... E você pensa consigo mesma "bom, casei, a festa foi ótima, deu tudo certo, a lua de mel foi um sonho, minha casa está pronta e..., bem, e..., hã, hummmm, bom, E AGORA??? Qual é o próximo passo?" Depois de tanto tempo cuidando do casório e afins, de repente percebe-se que nem parou para pensar como seria o depois, a parte prática do negócio. E aí vem um processo de adaptação à vida a dois.

No caso dos imigrantes, não é muito diferente. Primeiramente passamos um longo período dedicados ao processo de imigração junto aos órgãos canadenses e correndo atrás de documentos e pagamentos de taxas. Depois de tudo certo nesta etapa, inicia-se os preparativos para a mudança de país e começam novas expectativas e sonhos. E mais uma vez, ficamos muito focados em um único objetivo (imigração) e acabamos deixando de lado os planos do depois, do que virá lá na frente. Após a viagem, vem mais uma vez a realidade e, junto dela, novamente a pergunta: "E AGORA?" De repente, nos encontramos  completamente perdido. Apesar da ansiedade tomar conta de nós dia a dia, temos a sensação de sermos um peixe fora d'água.

Isso definitivamente não é um conto de fadas no qual aparece no final "e eles foram para o Canadá e viveram felizes para sempre..." Esta história não tem um fim depois que se faz a imigração, pelo contrário, tem um começo. Agora estamos numa nova fase da vida, nada fácil, mas gostosa. Começamos o momento das descobertas.

Diferente de tudo o que fizemos até hoje, teremos que ficar um período sem muito plano definido e muitos objetivos, pois ainda não sabemos nem o básico do país. Sem conhecer direito onde pisamos, não dá para inventar muita coisa. Como já percebemos que se adaptar não será algo automático, que basta apertar um botão e resolveu o assunto, estabelecemos que daremos a nós mesmos um tempo para adaptação, ou seja, o plano mais simples possível. Até hoje fizemos milhares e milhares de coisas simultâneas. Foram empresas, cursos, viagens, especializações, trabalhos, tudo junto, uma coisa atropelando outra e, foi tudo exatamente esta enorme bagunça que nos levou ao estresse extremo. 

Como nossa principal proposta de imigração é a mudança do modo de vida, e isso inclui o nossos próprios costumes, então nada de grandes ambições para o próximo semestre, já basta estarmos aqui. Querendo ou não, é um choque de cultura, além das questões emocionais por estarmos longe da família e amigos. Faremos o básico do dia a dia e tentaremos curtir um pouco as coisas simples. Pela primeira vez tentaremos deixar a "vida nos levar". Daremos um "time" para as peças deste quebra-cabeça se encaixar.

O Maurício já está trabalhando (thanks God) e quer se aprofundar nos conhecimentos técnicos da profissão através das próprias experiências que já está passando. Além disso, quer aperfeiçoar o inglês. No meu caso, começarei bem da base, inciando pelo aprendizado do idioma. A única coisa que farei será um curso de inglês e, talvez mais para frente (quem sabe) fazer uma pós graduação na minha área predileta. Mas isso será algo a se pensar depois.

O que eu posso dizer é que viemos atrás de uma nova forma de viver e é isso que vamos buscar. Queremos evitar erros já cometidos e queremos aprender uma nova forma de ver o mundo e outros valores diferentes dos já adquiridos.

Ainda é tudo muito desconhecido para pensarmos no futuro ou em algo a longo prazo. E o que vai acontecer de fato daqui uns meses? Pela primeira vez direi que "a vida vai nos mostrar". Será que conseguiremos viver com esta naturalidade???

Só o tempo nos dirá. O que posso dizer hoje é apenas o seguinte: estamos aqui e vamos tentar aproveitar o máximo que pudermos!!!


Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário