quinta-feira, 30 de maio de 2013

- Coquitlam, BC - uma cidade para se morar












Coquitlam é a cidade que escolhemos “forçadamente” para morar no Canadá. Claro que isso é uma simples expressão, mas digo que viemos forçados poque quando procurávamos um imóvel para alugar, foi apenas nesta cidade que encontramos algo que nos atendesse. Na realidade, queríamos ficar em Vancouver por diversos fatores como já mencionados no post “A escolha da cidade”, mas na ocasião da busca, tivemos enormes dificuldades para encontrar um imóvel que aceitasse nossos dois cachorros (ver post “Procura de imóvel em Vancouver”). Apenas em Coquitlam achamos uma locadora “santa” que permitiu nossos dois peludos.

Para a nossa felicidade, ficamos encantados com o local e, pelo tempo que estamos aqui, hoje diríamos que Coquitlam é um lugar para se morar. Mas porque pensamos assim? Bem, vamos aos fatos:








Claro que muitas das características de Coquitlam não são exclusivas desta cidade, e sim aspectos da cultura canadense na forma de pensar, viver e ocupar espaços. Mas cada região do país tem suas peculiaridades, por isso, a escolha do local pode fazer muita diferença na adaptação de um imigrante. Geograficamente a posição da cidade faz toda a diferença nos aspectos físicos, climáticos e até de certos costumes da população e assim, Toronto, Quebec, Montreal, Regina, Vancouver e muitas outras cidades são diferentes umas das outras nos detalhes e nós, de certa forma, tentamos achar alguns pontos que pudéssemos nos identificar para tentar facilitar nosso dia a dia. E onde fica afinal Coquitlam???

LOCALIZAÇÃO

Coquitlam fica na província de British Columbia (BC) e é uma das 21 cidades que compõe a região metropolitana de Vancouver (Metro Vancouver). É considerada região de subúrbio e fica cerca de 10 a 15km a leste desta cidade, portanto, está no Pacific Time Zone. Isso significa que no verão local a diferença de horário para o Brasil (horário de Brasília) é de 4h a menos e no inverno de 5h (UTC-7, UTC-8 respectivamente). Por causa do horário de verão brasileiro, a diferença chega a ser de 6h durante alguns meses. Em termos de dimensão este município tem aproximadamente 122 km² de área, mais ou menos 12 vezes menor do que a cidade de São Paulo. 

Coquitlam basicamente segue o ritmo da província em que está, e uma das principais diferenças de British Columbia das outras regiões do Canadá é a presença forte da natureza. Para quem gosta de locais marcados por paisagens naturais e esportes "outdoor" esta província é o lugar certo, esqueça os enormes "skylines" das cidades grandes e forte concentração de prédios gigantescos. Se quiser matar a saudade da paisagem urbana, Vancouver Downton atenderá um pouco a expectativa pela presença dos arranhas-céu e tecnologia, mas não espere muitos kilômetros de área vertical.






AS PESSOAS

Coquitlam é uma cidade pequena e possui apenas 126.500 habitantes aproximadamente. Para se ter uma idéia melhor do que este número representa, São Paulo tem 85 vezes mais habitantes. A concentração de pessoas também é chocante se comparada à capital paulista, enquanto Coquitlam tem uma densidade demográfica de 1.034 hab/km², a cidade brasileira gira em torno de 7.383 hab/km².  Aqui não há super concentração de pessoas, ao contrário, a galera fica dispersa mesmo!

Como já é comum no Canadá, Coquitlam (assim como toda a região de Vancouver) possui muitos imigrantes, principalmente os asiáticos. Ainda não chega a ser a maioria da população, mas já ocupam uma parcela de quase 40%. Para a nossa sorte, os canadenses ainda são maioria!! Pelo menos isso é o que o Censo de 2011 constatou.







EDUCAÇÃO

Coquitlam é bem estruturado quanto a área educacional. Possui boas escolas públicas com capacidade para atender toda a demanda da região, desde a idade infantil, passando pelo ensino fundamental e secundário até o grau universitário. Além disso, o complexo educacional da região metropolitana complementa o nível de graduação para todos os tipos de cursos. As principais universidades desta província estão no entorno com distância máxima de 15km: University of British Columbia (UBC), Simon Fraser University, Columbia Institute of Technology britânico (BCIT), Emily Carr University of Art and Design e Vancouver Film School (VFS). Esta última é conhecida mundialmente no ramo do cinema.

Aliás, é muito comum estar andando pelas ruas da região metropolitana de Vancouver e ver algumas vias reservadas às filmagens de produções americanas. As paisagens naturais e urbanas locais já são conhecidas por todos, mesmo que não saibam, pois é comum as produções de Holywood serem filmadas por aqui em British Columbia. O mercado do entretenimento é famoso e bem abastecido, o que faz da VFS estar no topo da lista das escolas (no mundo) na formação de profissionais direcionados às produções e animações do cinema e TV. Sendo assim, não se impressione caso trombe com algum artista famoso aproveitando um cafezinho canadense em um esquina desconhecida.




ÁREA DE LAZER E PARQUES

Coquitlam tem um número considerável de espaços verdes abertos, com mais de 80 parques municipais e áreas naturais a disposição da população. É comum estar caminhando pelas calçadas e se deparar com uma placa indicando alguma trilha natural nas proximidades. A cidade é convidativa aos esportes e eventos outdoors pela presença intensa de jardins, parques urbanos e parques naturais. Há espaço para todos os tipos e gostos de pessoas.

Para quem prefere as áreas organizadas, são muitas as opções de parques urbanos que contemplam enormes gramados, bosques, áreas recreativas e quadras de variados esportes. Para os apaixonados por natureza, não faltam opções de parques naturais e reservas com trilhas, rios, lagos e vegetação virgem. Aos finais de semana os piqueniques e churrascos ao ar livre ficam distribuídos em meios às árvores por todos os lados. Existem também os clubes públicos com piscinas que complementam as áreas verdes espalhadas pela cidade.










ESTAÇÕES DE ESQUI

Não daria para escrever sobre uma cidade canadense e não citar a neve. Mas apesar da enorme quantidade de montanhas que rodeiam Coquitlam propriamente dita, não há nenhuma preparada para os esportes de inverno. Mas não precisa desanimar quanto a isso, pois facilmente chega-se a algumas estações de esqui. O acesso é simples e bastam cruzar 35 km para chegar à mais próxima chamada Grouse Mountain. Além desta, num raio não maior do que 45 km alcança-se mais duas opções: Cypress Mountain e Mt Seymour.
Para os apaixonados pela neve, a boa notícia é que precisa apenas dirigir duas horas em direção ao norte de Vancouver para chegar em Whistler, cidade conhecida por estar entre as melhores do mundo para esquiar (ver post “Whistler: umlugar para se conhecer”)


SALMÃO

Em Coquitlam há reservas protegidas de mananciais que suportam populacões selvagens de Salmão Prateado. É comum andar pela cidade e ver sinalizações de rios com presença deste peixe. Por curiosidade para quem não sabe, o salmão é um peixe “híbrido” que nasce nas cabeceiras dos rios e permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o oceano em busca de alimento. Quando chegam à desembocadura do rio, onde a água doce se mistura com a salgada, passa por uma série de transformações que o torna capaz de viver em alto mar, entre elas, a química de seu corpo se altera para permitir a vida em um ambiente com alta salinidade. Uma vez no oceano cresce rápido e, em um ano, retorna ao rio onde nasceu, na época do acasalamento, para se reproduzir. 


Além de todos os itens citados acima, muitas outras características de Coquitlam a faz uma boa opção de cidade para se morar. Mas aí é assunto para outros posts.

E por que gostamos disso tudo??? Porque viemos de São Paulo, selva de pedras, com mais de 11 milhões de habitantes que vivem na correria, confusão e loucura. Não sou hipócrita em dizer que não gostamos de lá, pelo contrário, amávamos a cidade e tudo o que o complexo urbano nos oferecia. Mas com a proposta de mudança de vida, queríamos o oposto do que tínhamos. Digamos que Coquitlam se encaixou perfeitamente no que imaginávamos.













Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.

15 comentários:

  1. Oi Priscila!
    A cidade parece ser linda! Adorei as fotos, dias lindos! Com certeza, será um dos lugares para conhecermos.
    Uma dúvida: Como fica essa questão da chuva aí? Chove com muita frequência mesmo ou há um pouco de exagero?
    bj,
    Joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice
      Aqui chove bastante sim durante o outono, inverno e parte da primavera. Para você ter uma ideia, eu diria que durante uma semana chove em 5 dias, 1 faz sol e 1 fica nublado. Dos dias que chove, geralmente não é tempestade, mas aquela chuvinha constante. Mas acostuma. Quase não uso guarda-chuva. Uso muito jaquetas e casacos a prova d'água com capuz. Eu sempre odiei chuva, mas não estou sofrendo tanto quanto achei. Dá para viver.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  2. Da para andar de bici pelas ruas? de pinetree a SFU Surrey?

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante os seus comentários sobre a cidade!! Queria tirar duas dúvidas...Como é o transporte daí até Vancouver, é prático ou é difícil? E o custo de vida, comparado com Vancouver? Parabéns pelo blog, abração!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jairo
      Atualmente o metro nao chega em
      Coquitlam. A boa notícia é que uma nova linha está sendo construindo até aqui e ficará pronta ano que vem. Hoje, para ir a Vancouver, você pode pegar o ônibus e depois o metro, ou ir direto de ônibus. Não é muito rápido, por volta de uns 45min dependendo de onde você for. Mas é relativamente tranquilo. Nos horários de pico, existe trem à disposição, e eu considero a melhor opção o commutte. Já escrevi um post só falando sobre transporte público. Vale a pena dar uma olhada.
      E apesar de todo dia eu gastar 2 horas de deslocamento para o trabalho (ida e volta), admito que adoro morar aqui e não trocaria por downtown. Mas considerando que sou paulistana, sou suspeita a falar, pois fujo de centros urbanos a qualquer custo.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
    2. Também sou acostumado com algumas horas no trânsito, mas por causa dos congestionamentos, rsrs...e duas horas não me parece nada de exagerado comparado aqui com São Paulo...Mas e o custo de viver aí, um pouco mais afastado de Vancouver...Compensa? É mais em conta do que viver mais pertinho? Abs!!

      Excluir
    3. Jairo
      Nós achamos que compensa sim. A moradia é mais barata sim. Claro que tem fazer as contas porque temos outros custos, mas no nosso caso, achamos que temos mais qualidade em Coquitlam do que teríamos em Vancouver downtown (apesar do tempo de commutte)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  4. Oi, Priscila! Eu e minha família estamos de mudança para BC em agosto 2016. Mas estou muito preocupada pq tenho dois Rottweilers e três gatos e não posso deixar minha família para trás. Vc acha que é possível encontrar uma boa casa em coquitlam que nos aceite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline
      Acredito que você achará sim a casa certa para voces. Apenas fique atenta ao espaço para os cães. Aqui é recomendado que o Pets convivam com os donos dentro de casa por causa do tempo. Além disso, sugiro que você entre no site oficial da cidade de Coquitlam e de Vancouver para ver à legislação local em relação a animais. Existe um limite no numero de Pets permitidos por habitação. Sei que cachorro são três. Mas gatos eu desconheço.
      Boa sorte na sua busca
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  5. Olá, Priscila! Adorei saber sobre Coquitlam, pois é uma das cidades em que eu e meu marido (com nossos dogs) pretendemos morar quando formos aí. Você sabe me dizer se para comprovar que os cachorros são castrados é preciso do certificado de um veterinário daí do Canadá mesmo ou posso levar daqui do Brasil (em inglês)? Se Deus quiser, chegamos aí em julho! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid.
      Na verdade não sei lhe responder com precisão. Quando eu trouxe meus cachorros, não me recordo de ter pegado nenhum documento afirmando que eram castrados. Acho que basta você falar que sim na hora de fazer o registro. O registro você faz on-line mesmo, e é bem simples. De qualquer maneira, acredito que o veterinário local verá que são castrados e poderá confirmar isso se necessário né. Recomendo você considerar a hipótese de ter plano de saúde para os seus dogs. Pelas minhas contas, vale a pena. Pelo menos valeu no meu caso quando os meus cachorros adoeceram.
      Boa sorte na sua vinda. Você vai amar Coquitlam!
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  6. Olá Priscila, tudo bem? Poderia me ajudar indicando uma locadora de imóveis?


    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi
      Eu já escrevi sobre isso anteriormente e vale a pena você dar uma lida no post http://primaucanada.blogspot.ca/2012/12/procura-de-imovel-em-vancouver.html?m=0
      Além disso, talvez outro site possa te ajudar. Tente o http://rentitfurnished.com.
      Espero que isso ajude
      Um abraço
      Priscila

      Excluir