sexta-feira, 5 de abril de 2013

- Panela de pressão paulistana





Esta semana foi uma daquelas que você jura que não chegará ao final. Loucura, loucura, loucura. Realmente o trabalho às vezes parece que vai nos derrubar, ou melhor, as pessoas que estão em volta. Mas vamos lá explicar a sensação...

Vira e mexe me pergunto (ou converso com meu marido sobre isso). Será que ir para o Canadá é a busca por uma melhor condição de vida (e não me refiro a dinheiro, e sim à qualidade do dia a dia) por que moramos no Brasil ou por que moramos em São Paulo?

Digo isso pois às vezes tenho a sensação que estou simplesmente fugindo da panela de pressão paulistana. Porque vamos combinar, a rotina desta cidade é para deixar qualquer um louco. Numa boa, chega a ser ridículo, afinal, estamos em busca da pura sobrevivência. Corremos atrás do dinheiro todo dia e o gastamos em um piscar de olhos para o próprio dia funcionar. É um ciclo vicioso. Qualquer pessoa normal que vive em São Paulo sabe: precisamos mais do que 24 horas diárias. E isso não é um desejo, é uma simples constatação matemática.

Se você somar tudo o que faz por dia, verá que as coisas perdem a lógica. E eu que sou uma pessoa extremamente racional, sofro com isso. É fácil perceber.

Comece pela lista de tarefas do trabalho. Sempre tem atividades em atraso e, mesmo que não cumpra tudo, mais itens são incluídos na lista todos os dias. O famoso "to do" é uma progressão geométrica na inclusão de tarefas, mas na execução, não chega nem a uma progressão aritmética. Então você entra nos esquema de priorizar. De repente, percebe que esta dividindo as obrigações em prioridade 1, 2 e 3. E quando menos espera, criou a classificação de tarefas emergenciais. Nem sei mais qual categoria criar. E o engraçado é que já se perde tempo tentando ordenar as obrigações. E isso não faz nem parte do trabalho, é apenas a organização dele, pois ao longo do dia você tem que cumprir milhares de coisas:  são as reuniões, os projetos, visitas a clientes, elaboração de estratégias, planos de negócios, propostas, negociações com o fornecedor, reuniões internas, metas, etc, etc, etc. Certamente isso levará pelo menos 12 horas. Sem falar no bendito (ou maldito, ainda não sei) do celular que não para de tocar e lembrar das obrigações e compromissos da agenda. Já tirei os efeitos sonoros do meu antes que ficasse maluca para cada "triiiiiiim" que fazia.

E os emails?? Outra piada. Quem usa gmail sabe, quando você termina de ler todos os recebidos, ganha um parabéns do Google. E vamos ser justo, é merecido, afinal, quem consegue ler tudo??? Outra tarefa impossível. Enquanto você responde seus emails, outros chegam e, claro, entra novamente a questão da progressão geométrica. Porque além dos novos que estão chegando, para a maioria que você escreve (ou responde), terá um retorno do destinatário em algum momento. Então você se obriga a usar a estratégia do "mínimo de emails não lidos", ou seja, coloca para si um limite de emails que ficarão sem repostas ou levará um tempo para responder ou ler. E começa mais uma lista de organização, dividindo os emails em prioridade 1, 2, 3 e emergenciais novamente.


O trânsito é apenas um "plus". Não sei como ainda não conseguiram inventar o "teletransporte" ou algo instantâneo. Já estamos precisando de uma tecnologia para nos deslocarmos mais rápido. Mesmo com o avanço da telecomunicação, muitas coisas ainda precisam de presença física. Graças a Deus!!!! 

E caro amigo, seja produtivo, caso contrário a concorrência passa por cima de você.


Infelizmente nunca temos tempo para nada!

No fim das contas, o principal ponto para nos incentivar a corre atrás da imigração foi esta correria.

E isso tudo, só falando do lado profissional, mas ainda bem que temos uma vida para viver. O difícil, é encaixá-la nas outras 12 horas que lhe restam do dia. Mas este assunto, deixarei para o texto de Luis Fernando Veríssimo que demonstra de forma muito legal este lado. Vale a pena a leitura:

"Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio..
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir o diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que, se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e, enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo.
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.
Na minha conta, são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.
Chame os amigos e seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e, se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal.
Tchau....
Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.


Bom fim de semana e desejo um enorme fôlego a todos!!!!


Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário