terça-feira, 2 de abril de 2013

- Burocracia no Brasil? Imagine!





Existem aqueles dias que você se pergunta: Por que as coisas tem que ser assim? 

Em geral, as minhas indignações acontecem quando tenho que fazer tarefas ligadas ao serviços públicos. Se tem algum assunto que protelo o máximo que posso, são os relacionados aos documentos emitidos por órgãos do governo.

Nesta semana resolvi quitar uma pendência que eu estava arrastando: a licença do carro. O licenciamento do meu foi pago em dia, no mês de setembro do ano passado. Na intenção de economizar tempo, optei pela entrega da licença pelos correios, pagando uma taxa para este serviço.

E adivinhem, o documento não foi entregue. Por quê? A resposta que eu tive for "Porque não". Ninguém soube me explicar o motivo. Então, se Maomé não vai à montanha, a Priscila vai buscar a licença.

E aí começa a história. Primeiramente liguei para o departamento de trânsito para saber como deveria proceder. Instruíram que era algo bem simples, bastava ir ao Poupatempo, que como o nome já diz... E aí fui eu.

Chegando ao local, houve aquele diálogo padrão da burocracia brasileira:
- Senhora, não é aqui que o documento é retirado
- Hã?
- A senhora deve ir ao Dpto de Trânsito no endereço blá blá blá
- Como assim não é aqui? Acabei de ligar para o (...) blá blá bla (aí fiz aquele discurso de cidadão indignado)

E aí fui ao local indicado. Chegando lá, peguei a fila de informações, na qual fiquei por trinta minutos aguardando minha vez. Fui direcionada à "sala 4", onde conseguiria o documento do carro.  E começa uma nova conversa:
- Senhora, a boa noticia é que seu documento provavelmente está aqui
- Hã? Como assim "provavelmente"? Existe alguma má notícia?
- Então... (odeio quando alguém começa a conversa com "então") A senhora deve ir à Secretaria da Fazenda para pegar o número de rastreio e retornar aqui para procurarmos o documento.
- Como assim? Número de rastreio? Mas não tem outra forma de fazer a busca? O senhor já verificou em seu computador que o carro esta em situação regular. Não há nenhuma forma de procurar pelo meu nome, pela placa, algo do gênero?
- Não senhora. A senhora deve ir à blá blá blá ...

Não entendi porque a Secretaria da Fazenda estaria envolvida nisso, mas lá foi a Priscila...

Depois de mais de uma hora entre deslocamento, fila, conversa, etc, consegui o tal número... Aeeeee, primeiro lugar que cheguei e "resolveu" o que deveria.

Voltei ao Departamento de Trânsito. Mais uma fila e entreguei o "tal número" ao atendente. A piada???? Ele buscou em uma gaveta, por ordem alfabética pela placa do veículo.

Ou seja, depois de uma manhã inteira perdida... Consegui o documento que deveria ter sido entregue na minha casa.



Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário