domingo, 10 de fevereiro de 2013

- Carta de motorista "a vez dele"





A carta de motorista é uma experiência dupla para um casal, portanto, sempre há a história feminina e a masculina.


Como ainda não estou definitivamente instalada no Canadá, vamos ao caso do Mauricio...


A carteira de habilitação nacional brasileira tem validade de três meses por lá. A partir do quarto mês já não pode mais dirigir. Por isso, o Mauricio foi logo em janeiro ver como as coisas funcionam.


Se o documento ainda está dentro deste prazo que lhe permite ser motorista, não há necessidade de fazer aulas e pode ir diretamente às provas (uma teórica e uma prática). Como lemos sobre algumas histórias de brasileiros sem sucesso na primeira tentativa, o Mauricio não quis arriscar e optou por estudar o livro das regras de trânsito canadense e se preparar para a prova teórica. Apenas para esclarecer, o "estudar" dele significa ler uma vez cada capítulo, deitado no sofá e assistindo TV. Se fosse eu, já teria feito resumos, várias anotações, relido tudo pelo menos três vezes. Mas o Mau é assim, tranquilo para estas coisas.


Resultado: passou na primeira tentativa


Aí perdi aquela chance de falar: "Eu não avisei para levar mais a sério?". Mas tudo bem, eu não estava torcendo contra. Pelo contrário, estava ansiosa pela aprovação dele. E foi ótimo que tenha sido na primeira vez, afinal, foi uma pressão a menos sobre os ombros do maridão. E o melhor, ele admitiu que as coisas são diferentes do Brasil. E foi até engraçado, porque aí ele entendeu o motivo de tanta gente buzinar para ele quando ainda era um turista!


Em relação a prova prática, não é obrigatório fazer aulas antes. Para quem se sente seguro, é permitido fazer o teste sem nenhum tipo de instrução prévia. Então, o Mauricio tinha duas opções para escolher. Ou alugar um carro e fazer a prova logo de cara (o carro tem que ser próprio); ou fazer aulas. No caso desta última, além das orientações práticas,  o carro também está incluso no preço, tanto para a aula como para o teste.


Ele achou prudente fazer pelo menos uma aula com um instrutor, por razões óbvias. Em primeiro lugar, como qualquer motorista, o Mau já tem vícios no modo de dirigir, o que não necessariamente se enquadra às regras locais. Em segundo, está acostumado com as leis de trânsito brasileiras, o que é muito diferente pelo que a prova teórica apresentou. E em terceiro, e não menos importante, fazer uma aula e passar na tentativa inicial seria mais econômico do que fazer o exame duas vezes e alugar o carro para ambas. Estes seriam os pontos avaliados.


Mas no fim das contas, restou apenas a segunda alternativa para ele. Quando se dá início do processo para conseguir a habilitação, é obrigatório entregar o documento brasileiro, o qual é anulado imediatamente na sua frente.  Por conta disso, seria impossível alugar um carro, mesmo que quisesse. A única chance de não pegar uma aula, seria se tivesse um louco para emprestar um automóvel, mas não era o caso!


Sem muita escolha, ele foi logo fazer a aulinha.


Segundo o Mauricio, eles se apegam muito ao "blind spot", ou seja, ao famoso ponto cego. Muitas vezes tem que olhar para o retrovisor, espelho lateral esquerdo, espelho lateral direito, ponto cego esquerdo, ponto cego direito. Ele disse que até dá tontura e dor no olho!!! E o pior é que o instrutor chama atenção o tempo todo para este detalhe. Como bom brasileiro, tentou criar uma técnica infalível para a exigência do olho biônico: resolveu olhar toda hora para todos os lados, assim, achariam que estaria sendo um bom observador. Esta idéia não deu certo, pois rapidamente o instrutor lhe orientou a olhar apenas quando necessário. Mas pelo o que o Mauricio explicou, parecia que toda hora era necessário fazer este esquema visual. Enfim, a parte difícil é este tal "blind spot". Além disso, o modo de se comportar nas ruas também se difere muito em relação ao Brasil. Mas isso já era esperado, afinal, é uma outra cultura.


E chega  o dia do teste (05/02/2013). Como um adolescente ansioso por dirigir, ficou nervoso na hora de passar pela avaliação. Mas ao término, recebeu um feliz "Congratulation". Uma semana e meia depois voltaria a ser uma pessoa habilitada a dirigir. Mas agora conhecendo as regras da "nova casa" e, se tudo der certo, com muito menos buzinadas no ouvido!!!


E esta foi só mais um desafio conquistado!


Um detalhe que tem ajudado a minimizar o sofrimento imigrante que temos que passar (muito mais para o Mauricio neste momento), é que nós dois aprendemos cedo uma coisa na nossa vida e tentamos aplicar no nosso dia a dia: "subestimar a nós mesmos". Percebemos que quanto mais humilde formos para reconhecer que não sabemos nada, mais aprenderemos na vida! E isso vale mais do que nunca na vida de imigrante. Pois reconhecer que tudo é novo, motiva a ser "pé no chão" e pesquisar muito antes de qualquer atitude. Prudência e humildade nunca valeu tanto, pois são estas atitudes que nos deixam abertos para novas experiências e aprendizados.



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