domingo, 9 de dezembro de 2012

- Porque ir para o Canadá (I)



Por que ir para outro país? Por que o Canadá?

Esta é a pergunta que mais ouvimos ultimamente. Às vezes a resposta parece óbvia, às vezes nem tanto. Temos muitos motivos para ir e outros tantos para ficar.

Na dúvida, resolvemos fazer uma tentativa de viver no Canadá, enfrentando nossos medos, buscando novos desafios, conquistando outros objetivos. Nossos planos envolvem inicialmente um ano ou dois anos. Após isso, faremos uma reflexão mais profunda do que queremos, estando lá.

A maioria das pessoas em volta fica indignada com a nossa decisão e, às vezes, até achamos que somos loucos por causa disso (talvez sejamos mesmo!). E mesmo sentindo muito medo, estamos seguros da nossa escolha.

Pensando hoje, diríamos que temos uma vida já iniciada no Brasil e com pontos a favor. Somos um casal de 32 e 33 anos, com dois cachorros, moramos em um apartamento próprio muito bem localizado na cidade de São Paulo, temos carro, empresa e salários razoáveis. Nossa família é presente e, apesar de sermos de poucos amigos, temos pessoas maravilhosas a nossa volta com quem dividimos muitos momentos de alegria, risadas, dúvidas e às vezes simples "papo furado".

Mas apesar de parecer que tudo já está encaminhado, temos a sensação de que os dias passam em branco. Na verdade, temos uma rotina bem agitada e com muito, muito e muito trabalho, do tipo que precisa de 48 horas para fazer o que tentamos em 24. E mesmo com muitas coisas acontecendo, chegamos no final da noite com a sensação de "dever não cumprido".

Algumas vezes paramos por alguns segundos e nos perguntamos: Para que tudo isso? Para que este esforço todo? E sem resposta, no dia seguinte vem mais uma batalha. E dizemos batalha porque é como nos sentimos, soldados em linha de frente, mas sem saber pelo que estamos guerreando. E no fim, a noite chega sinalizando que mais um dia se passou, sem necessariamente termos vivido mais um dia. Talvez porque estejamos vivendo no "automático" e, honestamente, isso não é para nós.

Uma coisa já percebemos, nossa rotina está nos apagando e nos deixando no "modus operandi". E isso sabemos que temos que mudar. Pode até parecer radical ter que ir para outro país para mudar um simples cotidiano. Mas muito mais do que isso, estamos buscando um novo modo de vida e novos valores. Uma nova cultura onde tentarmos nos encaixar melhor.

Temos diversos pontos que nos seguram no Brasil e muitos que nos impulsionam a viver no Canadá, por isso, escreveremos outros posts sobre nossa decisão.

Por ora, deixamos uma simples mensagem: a vida está aí e que queremos mais!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Entendo perfeitamente, inclusive o "automático" do dia dia. Isso que tem nos feito pensar em imigrar. Fico feliz pela iniciativa de vcs. Admirável.
    bj, Joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice, obrigada pelo comentário e visita no blog. Fico feliz em saber que não sou a única a pensar assim ;)
      Boa sorte no processo de vocês
      Um abraço
      Priscila

      Excluir